Home
A História
Notícias
Recordes
Fotos
Vídeos
Fale Conosco
TEMPORADA 2013
Classificação
Calendário
TEMPORADA 2012
Classificação
Equipes
Calendário
TEMPORADA 2011
Classificação
Calendário
TEMPORADA 2010
Classificação
TEMPORADA 2009
Provas
Classificação
TEMPORADA 2008
Provas
Classificação
TEMPORADA 2007
Provas
Classificação






Vem aí a prova mais difícil da temporada
São Paulo, 01 de junho de 2012

Pista estreita, motores com potência reduzida, ultrapassagens difíceis. Bem que poderíamos estar falando do circuito de Mônaco, mas neste caso estamos falando do circuito do Kartódromo Pit Stop, em São Paulo, berço dos Speed Monsters, palco da corrida deste domingo (3/6), o EcoGP, que comemora o Dia Mundial da Ecologia, celebrado no dia 5 de junho. Esta será a segunda prova Endurance do ano, disputada entre equipes, com duas horas de duração. Em relação à primeira prova deste tipo, realizada em abril, no Kartódromo Internacional de Registro, esta traz algumas novidades que a tornarão ainda mais técnica, mais tática, e mais desafiadora. A direção de prova será dividida entre dois experientes organizadores: Schiavon Gimenes e Angelo Sacagni Neto. A largada será feita em movimento, conduzida pelo exclusivo safety kart do Pit Stop, que poderá entrar na pista e realinhar a corrida, sempre que necessário. As trocas de pilotos, pelo menos duas obrigatórias, deverão acontecer em dois momentos específicos da corrida: a primeira troca, dentro da primeira hora de prova, e a segunda troca, dentro da segunda hora de corrida. O detalhe que vai exigir muita atenção do piloto e estratégia da equipe é a entrada nos boxes: sempre que houver uma equipe em parada – que terá a duração de um minuto cronometrado – o box será fechado para as demais. Como sempre, toda vez que um kart adentrar ao Box, necessariamente deverá ocorrer a troca de pilotos.

De volta às origens

Seis anos atrás, o Campeonato Speed Monsters de Kart nascia neste mesmo circuito, com provas disputadas sempre aos domingos, geralmente debaixo de sol, o que aumentava ainda mais o desafio dos pilotos em buscar a vitória e superar o cansaço físico, que muitas vezes levava à exaustão. Do grupo inicial de 12 pilotos, apenas cinco ainda disputam o Campeonato: Enrico Manso e Fábio Franco (Boxnet), Marco Rossi e Talles Gusmão (Scuderia Lolla) e Paulo Gusmão (GPoint). Para Talles Gusmão, o campeão daquele primeiro ano de campeonato, “Pit Stop é o nosso GP de Mônaco, cansativo, praticamente sem possibilidades de ultrapassagem, sem área de escape. E juntar ‘Mônaco’ com Endurance vai ser uma experiência nova. Não tenho dúvida que a estratégia de equipe vai ser o diferencial de quem vencer”. Já para o piloto Fábio Franco, primeiro Campeão Master da categoria, “Pit Stop não é um circuito para os amantes da velocidade, no entanto suas curvas travadas e os poucos pontos de ultrapassagem tornam as corridas desafiantes e que exigem grande resistência e concentração. Para esta corrida do próximo domingo, com duas horas de duração, temperatura ambiente por volta dos 27ºC, e a temperatura na pista passando dos 32ºC, deverá, sem dúvida, reservar grandes emoções e um grande desafio para todos os pilotos”, disse. Enrico Manso é outro piloto que vê no circuito do Pit Stop um dos grandes desafios da temporada: “Ali começou o esboço desse projeto que hoje é o Campeonato Speed Monsters de Kart. Primeiro eram apenas amigos correndo atrás de diversão, depois passamos pelo estágio de superação da pista, do aprimoramento técnico, do kart, de novos circuitos, e acabamos por descobrir novos kartódromos. Enfim, chegarmos ao nível de pilotagem que temos hoje. O Pit Stop, foi o lugar dos primeiros pitis, chiliques e discussões. Hoje pode ser considerado o circuito de Mônaco do nosso campeonato, muito travado, dependendo muito do kart e do braço do piloto. Ao invés da curva do cassino, ou do mar Mediterrâneo, temos avenida Anhaia Melo e o Jardim da Paz (cemitério da Vila Alpina). Apesar do pouco glamour, podemos dizer que é para nós, pilotos, um circuito tão especial quanto é o verdadeiro Mônaco para os pilotos de F1, principalmente porque para muitos de nós é o quintal de preparação na pré temporada. Tenho certeza que será uma prova emocionante e divertida”, aposta o piloto da Boxnet. Marco Rossi, está entre os pilotos que fazem do Pit Stop o seu quintal de treinamento. Não só na pré temporada, mas ao longo do ano aquela é a pista onde normalmente disputa o Melhores do Mês, uma prova que seleciona por categoria de peso os pilotos que marcam os 15 melhores tempos do mês. “Conhecer as curvas do Pit Stop não é garantia de sucesso numa corrida, pois aqui, mais que em outros circuitos, existem muitas variáveis que podem mudar o resultado final da corrida. Paciência, concentração e resistência física são fundamentais para isso. Lembro de um Endurance que participei em dupla com o Armen Loussinian, que ao final da prova eu não aguentava mais fazer curvas, tamanho o desgaste físico. E aquela era uma prova de apenas uma hora! Numa outra corrida de numa hora, eu e o Felipe Lopes, apesar do bom desempenho, acabamos deixando de ter uma boa classificação porque perdemos a janela de entrada nos boxes. Por tudo isso, acho que aqui é um dos poucos circuitos nos quais o piloto é exigido ao extremo. Será um grande desafio para todos”, prevê Rossi.

O EcoGP, segunda prova Endurance da Temporada 2012, acontece neste domingo, a partir das 10 horas, no circuito Pit Stop, em São Paulo. A previsão do tempo para este 3 de junho é de sol entre nuvens, com temperatura podendo chegar aos 27ºC, vento noroeste a 14 km/h, e umidade relativa do ar variando de 54 a 94% ao longo do dia.