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GP JK foi uma prova de mexer com os nervos
São Paulo, 04 de setembro de 2012

Os Speed Monsters voltaram a se reunir no domingo, 26 de agosto, no sucateado Kartódromo Arena Schincariol, na cidade de Itu, para a disputa do GP Juscelino Kubitschek, uma disputa Play Off, dividida em três provas. O grande desafio para os pilotos, além do belo traçado do circuito, foram os karts reservados para as provas, todos em condições bastante precárias, o que mexeu com os nervos de pilotos e organizadores.

A primeira prova, disputada por oito pilotos, foi vencida por Lucas Chimello, da equipe Royal Racing, com Adriano Rodrigues (ARS Express) em segundo, e Fábio Almeida (Boxnet), em terceiro lugar. A segunda prova reuniu dez pilotos e terminou com Marco Rossi, da Scuderia Lolla, em primeiro lugar, com Armen Loussinian (Megatron), em segundo, e Felipe Brasil (Capak S/A), em terceiro. A última prova do dia, com oito pilotos, foi a mais rápida do GP com dois pilotos batendo aquele que parecia ser o recorde de volta mais rápida marcada por Lucas Chimello na primeira prova (1’04”65”’). Primeiro foi Marcos Takuma (Capak S/A), vencedor da corrida, a marcar 1’04”39”’, e depois Alan Giorgiani (Scuderia Lolla), sétimo colocado, a registrar a volta mais rápida do dia, com 1’03”19”’, depois de sua terceira troca. Atrás de Takuma, ficaram Daniel Lima (Biancolor), em segundo, e Fabio Valente (Preto Fosco), em terceiro.

A estória de cada um

Em cada uma das provas, seus vencedores viveram episódios peculiares. Na primeira corrida, o piloto Lucas Chimello estava seguro que o seu melhor tempo seria imbatível. Fez a Pole e marcou a melhor volta da prova. A segurança de que seria sua a melhor marca do dia era tamanha que, ao cruzar a linha de chegada, ziguezagueou freneticamente o seu kart diante dos boxes, colocando em risco os fiscais que estavam à beira da pista. “Se escapa um cubo de roda, ele vem para cima da gente desgovernado”, disse um deles. Como conseqüência, Lucas Chimello foi punido com uma advertência pela organização da prova. Na segunda corrida, Marco Rossi, a exemplo de Chimello, marcou a Pole e a melhor volta da prova, mas ainda assim, três segundo acima do piloto da Royal Racing. Para Rossi, o desafio da corrida não foi bater o recorde Chimello, mas terminar a prova, pois a solda que prende o eixo traseiro do kart se partiu na metade da corrida. Na última prova as apostas para a quebra do recorde do dia, até então nas mãos de Lucas Chimello, recaíam sobre o líder do Campeonato, Marcos Takuma, que não decepcionou: fez a Pole baixou o tempo de Chimello em 26”’ assumindo o melhor tempo do dia. Mas antes da prova terminar, um novo recorde foi marcado por Alan Giorgiani que diminuiu em mais de um segundo o tempo de Chimello.

Em outra ponta, alguns pilotos enfrentaram muitas dificuldades com o equipamento, como Rodrigo Santos (Preto Fosco) que quase desistiu da prova depois da terceira troca, mas foi convencido por Marco Rossi e Cassia Laguna a retornar à pista, ou Marcio Alcântara que acabou abandonando a prova depois da quebra do seu kart.

Com esses resultados, Marcos Takuma consolida sua posição de líder do campeonato, 31 pontos à frente de Fábio Valente, segundo colocado, e 38 pontos à frente de Felipe Lopes (Megatron), terceiro na tabela geral. Marco Rossi, hoje na quinta posição no Campeonato Geral, dorme da liderança do Campeonato de Masters, um ponto à frente de Julio Moré (TAZ), atual campeão da categoria e seu rival direto. Apesar de estar na A2 na próxima prova convencional, depois de ficar sem gasolina na última volta em Interlagos de 5 de agosto, e Julio na A1, Rossi tem chances de lutar pela permanência na liderança do Campeonato de Masters. Tem pela frente, duas provas em que larga em condições de igualdade com o piloto da TAZ: o GP da Independência, mini endurance disputado em Aldeia da Serra, e o GP Emerson Fittipaldi, um play off disputado em Guaratinguetá.

Enquanto isso, a disputa entre as equipes permanece acirrada, sobretudo nas quatro primeiras posições. A equipe Capak S/A lidera o ranking, com 251,3 pontos; com a Preto Fosco em segundo, com 249 pontos; Scuderia Lolla, em terceiro, com 225 pontos; Megatron em quarto, com 224,9 pontos; e TAZ, em quinto, com 212,4.