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Speed Monster estreiam em Guaratinguetá
São Paulo, 9 de outubro de 2012

Neste domingo, 6 de outubro, o circo do Campeonato Speed Monsters de Kart levou seus pilotos, pela primeira vez, ao Kartódromo Internacional de Guaratinguetá, para a realização do GP Emerson Fittipaldi. O evento comemorou a conquista do bicampeonato do piloto brasileiro, ocorrida no dia 6 de outubro de 1974, no Grande Prêmio dos Estados Unidos, a bordo de uma McLaren.

Esta 11ª etapa do Campeonato, uma etapa Play Off, foi dividida em três baterias e apresentou pelo menos três grandes desafios para os pilotos: 1) suportar o calor de mais de 32 graus fora das pista; 2) manter a alta performance em um traçado absolutamente inédito para a maioria dos pilotos; 3) correr em um circuito invertido, o que aumentou o nível de dificuldade, mesmo para aqueles pilotos que haviam treinado anteriormente em circuito normal. A inversão do sentido do circuito foi uma decisão que adotada para nivelar as chances de resultados entre os pilotos. Alguns deles haviam treinado antes da corrida, mas com o circuito no sentido normal, que é feito, em boa parte, em descida, o que minimiza os erros. O circuito invertido, além de colocar todos os pilotos diante de uma situação inédita, exigiu muito mais perícia e concentração, na medida em que foi feito quase que totalmente em subida.

Na primeira bateria, Felipe Lopes, piloto da Megatron, mesmo com uma luxação no pulso esquerdo, venceu a prova e marcou a volta mais rápida do dia, com o tempo de 55”680’”. Os outros classificados foram Fábio Valente (Preto Fosco), em segundo; Armen Loussinian (Megatron) em terceiro; Marcos Takuma (Capak S/A) em quarto; Jorge Alves (Megatron), em quinto; Felipe Brasil (Capak S/A), em sexto; e Anderson Lamenza (Royal Race), em sétimo lugar.

A segunda bateria foi vencida por Julio Moré (TAZ) que, enquanto abria larga vantagem para os demais concorrentes, deixava atrás de si uma acirrada disputa pelo segundo lugar envolvendo os pilotos Alê Mora (Preto Fosco), Marco Rossi (Scuderia Lolla) e Marcio Alcântara (FManzi) e que se estendeu até a bandeirada final. Ao término na prova, Rossi cruzou a linha de chegada em segundo lugar, separado apenas oito décimos de Alcântara, em terceiro; seguido de Alê Mora, em quarto; Luís Rocha (TAZ), em quinto; Vagner Lima (Biancolor), em sexto; e de Rodrigo Santos (Preto Fosco) em sétimo lugar.

A terceira e última prova do dia foi, talvez, a mais emocionante do dia, com muitas disputadas, desde a largada até a bandeirada final. Lucas Chimello (Royal Race) fez a pole position e manteve-se à frente do pelotão na largada. Embora seguido de perto por Alan Giorgiani (Scuderia Lolla), parecia seguro em sua posição até que o cabo o acelerador de seu kart se rompeu. Ele ainda trocou de kart, mas acabou desistindo da prova. Com isso, Giorgiani assumiu a liderança e abriu boa diferença, vencendo a corrida. Mas a vida de Giorgiani não foi nada fácil. Da briga pela segunda posição, envolvendo os pilotos Agnaldo Oliveira (FManzi), Talles Gusmão (Scuderia Lolla) e Jorge Custódio (Lipocenter), este último, num desempenho bastante superior em relação aos demais pilotos, logo superou os adversários, ocupou a segunda posição e partiu no encalço do líder Giorgiani, aproximando-se perigosamente nas últimas voltas. Com o primeiro e segundo lugares definidos, o caos se instalou na briga pela terceira posição entre Oliveira, Gusmão e JJ Moré (TAZ) que também chegou para a “festa”. Embora bastante pressionado, o piloto da FManzi soube resistir aos ataques do piloto da Scuderia Lolla, e mesmo quando perdeu sua posição teve a serenidade e determinação para recuperá-la, colaborando para o alto ritmo da corrida. Ao término da prova, o resultado foi o seguinte: Alan Giorgiani (Scuderia Lolla), em primeiro; Jorge Custório (Lipocenter), em segundo; Agnaldo Oliveira (FManzi), em terceiro; Talles Gusmão (Scuderia Lolla), em quarto; JJ Moré (TAZ), em quinto; Fabio Cunha (GPoint), em sexto; Daniel Lima (Biancolor), em sétimo; Cassia Laguna (Capak S/A), em oitavo; e Lucas Chimello, em nono lugar.

Novidade a bordo!

O GP Emerson Fittipaldi trouxe uma novidade para dentro do Campeonato: o uso de intercomunicadores entre equipe e piloto. FManzi, Biancolor e Preto Fosco testaram esse tipo de equipamento cujo uso não é proibido no regulamento. Com isso, outras equipes devem seguir o mesmo caminho e talvez até ir além desse recurso, buscando aumentar a performance de seus pilotos. Segundo apurou este SpeedNews, a Scuderia Lolla não só já disporia desse equipamento, como estuda ressuscitar seu projeto de retrovisor, já utilizado no Campeonato de 2007. Caso se consolide essa previsão, o Campeonato Speed Monsters de Kart parte para um novo e mais elevado nível de competitividade: depois dos simuladores e placas de sinalização, chegam a tecnologia telemétrica e de equipamentos de bordo que vão impor um novo limite a esses já espetaculares pilotos.

O circo do Campeonato Speed Monsters de Kart volta a se reunir no próximo dia 27 de outubro no Kartódromo MMOA, de Nova Odessa, que será mais uma pista a estrear no calendário de 2012.