Home
A História
Notícias
Recordes
Fotos
Vídeos
Fale Conosco
TEMPORADA 2013
Classificação
Calendário
TEMPORADA 2012
Classificação
Equipes
Calendário
TEMPORADA 2011
Classificação
Calendário
TEMPORADA 2010
Classificação
TEMPORADA 2009
Provas
Classificação
TEMPORADA 2008
Provas
Classificação
TEMPORADA 2007
Provas
Classificação






Speed Monster – o símbolo, a história

Rejeitado: o primeiro logotipo foi considerado de "traços infantis"
O logotipo que hoje é levado no macacão da maioria dos pilotos que disputa o Campeonato Speed Monster de Kart começou a ser desenhado em 2006. Ele foi pensado pelo jornalista Marco Antonio Rossi para dar título a um campeonato planejado para 2007. Naquele mesmo ano o logo foi incorporado pela equipe que se formou para disputar a quarta etapa do Endurance da Granja Viana. A equipe contava com a participação dos pilotos Enrico Manso, Talles Gusmão, Fábio Franco, Luís Pistori, Paulo Gusmão, além do próprio Rossi. Posteriormente, a ela foi juntado mais um piloto: Fabiano Manzi.

O conceito que deu origem do logotipo Speed Monster está nos conjuntos e músicos de rock dos anos 70, comumente chamados de “Monstros do Rock”. O termo é utilizado para classificá-los não apenas pela excelência, mas também para situá-los numa geração precursora. “Tudo começou por aí: como alguns de nós já havía passado dos 40, e no meu caso e no do Paulo, dos 50 anos, achei pertinente me apropriar do termo”, explica Marco Rossi. A associação seguinte foi na direção da natureza da atividade: corrida, velocidade. Assim, da composição das duas idéias surgiu o termo Speed Monster, monstros velozes.

Estudo de marca que norteou o logo definitivo
O passo seguinte foi a criação de uma imagem que traduzisse o conceito. Mais uma vez, Marco Rossi se apegou ao termo “Monstro” como sinônimo de “originário de outra geração”. Intuitivamente se remontou a seres pré-históricos e entre eles passou a pesquisar qual poderia traduzir a idéia inicial de um monstro veloz e, ainda, acrescentar um novo conceito ao símbolo: “Meu desafio era o de encontrar um ser pré-histórico, extremamente agressivo e que agisse em bando, já que eu buscava um símbolo para uma equipe, para um grupo, que se propunha a agir coordenada e determinadamente para atingir um objetivo comum”, diz Rossi. O Velociraptor, um dinossauro carnívoro e bípede, que viveu no período Cretáceo foi o escolhido por tratar-se de um grande predador que caçava em bando. Era leve, rápido, possuía ótima visão e um cérebro bastante desenvolvido. Era a figura perfeita!

Com o termo e a imagem definidos, Rossi convidou o designer Anderson Oliveira para fazer o logotipo,
O logo Speed Monster finalizado a seis mãos
determinando, ainda, que a figura deveria ser colocada dentro de um círculo, que sugere um movimento contínuo e reforça a idéia de velocidade. A versão apresentada pelo estúdio, no entanto, acabou não aprovada e considerada de “traços muito infantis”, o que ia de encontro ao conceito inicial do trabalho. Rossi, então, que também tem formação em produção visual, desenvolveu um Estudo da Marca e buscou o trabalho de um velho companheiro, o designer gráfico Armen Loussinian, com quem já desenvolvera outras logomarcas. “De fato, acabou sendo um trabalho feito a seis mãos, pois o Talles Gusmão foi quem encontrou a imagem do Velociraptor que mais se adaptava ao conceito do estudo. Também incluímos na imagem uma ‘marca de mira’ para reforçar a idéia de concentração no objetivo. Acho que a idéia geral acabou ficando muito boa”, comenta Rossi. Em poucos dias surgia o logo definitivo da equipe que disputaria a quarta etapa do Endurance da Granja: a Speed Monster Racing Team.

Com a organização de campeonatos de kart, pelo grupo, a partir de 2007, o logotipo acabou incorporado no evento. Com o crescimento do campeonato e, consequentemente do número de pilotos, a marca foi adaptada para Speed Monster Racing Club.